XV Seminário Nacional de Prevenção ao HIV




Promover a prevenção, garantindo o cuidado!
XV Seminário Nacional de Prevenção ao HIV

Rio de Janeiro/RJ, 20 a 22 de outubro 2017


O XV Seminário Nacional de Prevenção ao HIV será realizado de 20 a 22 de outubro de 2017, no CEFEC-Centro de Formação e Espiritualidade Cabriniana - Rua Conde de Bonfim, 1305 - Tijuca – Rio de Janeiro/RJ com o tema “Promover a prevenção, garantindo o cuidado”. A 15ª edição do seminário é promovida pela Pastoral da Aids com o objetivo de analisar a atual conjuntura do enfrentamento da Aids no Brasil observando a promoção da prevenção combinada rumo a meta 90-90-90, garantia do tratamento humanizado pelo SUS e o cuidado integral da pessoa humana.
Vivemos um cenário mundial dinâmico em que, 19,5 milhões dos 36,7 milhões de pessoas vivendo com HIV tiveram acesso ao tratamento e mortes relacionadas à AIDS caíram de 1,9 milhão em 2005 para 1 milhão até o final de 2016. Segundo o relatório, “Acabando com a AIDS: progresso rumo às metas 90–90–90”, disponibilizado pelo Programa das Nações Unidas sobre HIV – UNAIDS, em 2016, mais de dois terços (70%) das pessoas vivendo com HIV conhecem seu estado sorológico positivo. Das pessoas diagnosticadas HIV positivas, 77% têm acesso ao tratamento, e das pessoas com acesso ao tratamento, 82% têm carga viral indetectável devido a adesão da prevenção combinada, protegendo sua saúde e ajudando a prevenir a transmissão por do vírus. Globalmente, o progresso tem sido significativo, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Cerca de 30% das pessoas vivendo com HIV ainda não conhecem o seu estado sorológico positivo, 17,1 milhões de pessoas vivendo com HIV não têm acesso à terapia antirretroviral e mais de metade de todas as pessoas que vivem com HIV não tem carga viral indetectável.
Segundo o site da Agência Brasil, o Ministério da Saúde estima que 827 mil pessoas vivem com HIV/aids no Brasil até 2016. Dessas, cerca de 112 mil não sabem que estão infectados. E do total dessas pessoas soropositivas, 372 mil ainda não estão em tratamento, apesar de 260 mil delas já saberem que estão infectadas.

O Papa Francisco chama a atenção para o cuidado de nossa casa comum e a necessidade de uma conversão integral. “As atitudes que dificultam encontrar caminhos de solução, mesmo entre os crentes, vão desde a negação do problema à indiferença, da resignação acomodada à confiança cega nas soluções técnicas. Precisamos de uma nova solidariedade universal”. Deste modo o sumo Pontífice nos aponta caminhos para vencer os desafios que ameaçam a vida e nos fortalece na garantia do cuidado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vigília pelos mortos de Aids 2020

Vigília pelos Mortos de Aids 2018

Transmissão, ao vivo, do lançamento da Campanha